Rocomendações de Sexta

Olá Marqueses e Duquesas!
Hoje é além da primeira semana de Outubro é uma sexta-feira e vou começar a postar nas sextas uma recomendação de fim de semana. Elas irão conter normalmente conteúdos para você passar o final de semana em sua maioria em casa curtindo essa maravilha criação de Vint Cerf e Robert Kahn  que é a internet, pois bem vamos lá!

Gankutsuoun 


O Conde de Monte Cristo

"Gankutsuoun" ou conhecido aqui no Brasil como "O Conde de Monte Cristo" é um anime dos anos 2000, criado com base, ou melhor adapta para as animações japonesas, do famoso livro no século 19 de mesmo nome da obra.
Eu não gosto de dar spoilers (mentira eu adoro e espalho pra todo mundo), mas eu preciso introduzi-los a um sinopse: Albert e Franz são dois jovens da nobreza que decidem viajar para Luna, cada um com suas vontades, Albert para encontrar um mulher que possa ser chamada de sua e Franz curtir um carnaval veneziano regado sempre de luxos e da companhia do melhor amigo. As coisas tornam-se interessantes quando em meio a uma opera, maravilhado com a bela música, em um dos camarotes é jogado um buque de rosas azuis o que chama a atenção de Albert vendo que quem lançou é um belíssimo homem de cabelos ondulados, negros e compridos... O famoso, porém até esse momento não bem falado, Conde de Monte Cristo; em sua curiosidade ingenua, Albert procura esse conde até que consegue finalmente conhece-lo e se admirar com o novo amigo.

Os personagens:

Esses três personagens que sitei até agora são os principais, mas os secundários não ficam para trás. Todos eles possuem personalidades distintas, fugindo de um padrão monótono ou tradicional de alívios cômicos ou conselheiros sábios. Cada um é um e isso me agradou na obra; o Albert é ingenuo e de caráter, até o momento em que eu estou assistindo, bom, Franz é um romântico leal ao seu amigo e prefere guardar suas frustrações e dores para si, focando em cuidar de Albert, o jornalista é curioso e sem escrúpulos para fazer perguntas, os vilões são sádicos, cruéis e acima de tudo: são humanos. Você consegue entender as ações de todos e as individualidades de todos.
O Conde foi o que mais me impressionou, pois no começo eu o via como um homem frio com um complexo de Deus querendo apenas brincar com a ingenuidade de jovens ricos, mas não! Ele possuí motivações, desejos, sentimentos e reconhece seus defeitos também. É um pouco difícil distinguir que lado ele pertence (os mocinhos ou os vilões), pois ele vive caminhando o enredo todo por essa linha de separação.



O enredo:

A história apesar de ser em sua maior parte baseada no livro o Conde de Monte Cristo, tem também inúmeras referencias do livro Drácula de Bram Stoker, inclusive a aparência do Conde é igual ao de um vampiro. Existe até uma fala que Albert comenta para Franz depois que ele cumprimenta o Conde "A mão dele era fria... Como se ele estivesse morto"
Com essa mistura de clássicos trágicos e de aristocracia a história chega ser considera um drama, mas com boas pitadas de ação, além de uma coisa que pessoalmente eu AMO em filmes/série / animes/ livros : planos, estratégias e uma boa narração nunca  fugindo da sua premissa inicial tendo pequenos momentos de graças vindas de situações e não necessariamente de personagens.
Eu realmente não recomendo que você assista ou com seus pais na sala ou crianças, pois existente momentos claros em que os personagens estão fazendo coisas de "adultos", nada muito explicito, mas que da para entender o que está acontecendo.
Além dos assuntos do anime, em sua maioria, mostrar o lado feio de uma nobreza fingida e que pode ser facilmente controlada se você tiver dinheiro ou informações dos três maiores poderes sitados pelo o Conde de Monte Cristo.


O Dinheiro
O Exercito 
e A Lei     

A arte: 

Em questões estéticas eu preciso relembrar que o desenho foi feito em 2004 e para um anime ter sequências de imagens não repetidas é simplesmente lindo. Hoje em dia diversos desenhos tem cenas repetidas que são modificadas só de ângulos ou trocam o fundo, Gankutsuö não existe essa repetição tendo sua arte uma mistura de 2D com 3D que em momentos isso me deixou um pouco zonza, mas em outros casou perfeitamente com o momento.
Eu peguei uma frase do site metagalaxia que consegue definir melhor que eu sobre o design:

"A animação foi bem arrojada para época, misturando animação tradicional com 3D. O caracter design é excelente, principalmente nos figurinos, onde parece que as cores das roupas tem vida própria, parecendo dar um ar de vivacidade a todo o meio aristocrata."

Em questão da música tirando a opening e a ending que são francesas o que eu achei uma bela homenagem aos escritores franceses o resto das trilhas sonoras EU JURO que elas foram tiradas do Naruto. Em momentos triste a música era a flautinha sad do Naruto e tinha outras trilhas marcantes de Naruto nessa obra (eu não to ficando louca gente!)

Bom motivos para assistir estão sobrando, então se alguma alma penada estiver lendo ATÉ AQUI, POR QUE FOI UM PUTA TEXTÃO LONGO, FICO ETERNAMENTE GRATA!!
Isso por que eu não falei da inclusão de gays e LGBTs em geral em uma anime de mais de 10 ANOS atrás.


Bjs no core de todos.











Comentários

Postagens mais visitadas